top of page

Série O canto do Corredor

Aline Arend

"A estante de madeira I"

"A estante de madeira II"

Livros-objetos

Ano: 2015

A estante de madeira I - Série O canto do corredor, 2015. Livro-objeto. Madeira (MDF), gravura em metal e objetos. 19cm x 20cm x 24,5cm. Acervo da artista.

Fotografia: Aline Arend e Vicente Lih.

A estante de madeira II - Série O canto do corredor, 2015. Livro-objeto. Madeira (MDF), gravura em metal e objetos. 15cm x 17cm x 27,5cm. Acervo da artista.

Fotografia: Aline Arend e Vicente Lih.

Série "O canto do corredor"

 

Esta série de livros-objeto consiste em abarcar as memórias de um dos cômodo de minha casa-natal: o canto do corredor onde ficava uma estante antiga de madeira ao lado de uma janela. Sobre o móvel, estavam os bibelôs que minha mãe colecionava. O canto, como o título da série já diz, localizava-se no corredor da casa, ou seja, todos inevitavelmente passavam por ele para chegar a cozinha, nos quartos ou até o banheiro. Quando lembro da estante, parece que estou diante dela, exatamente como era, lembro-me dos objetos e de como eles estavam dispostos: os livros, as enciclopédias, o pote em que meu pai colecionava moedas e as flores em vasos de plástico que ficavam sobre a estante e pendurados na cortina da janela.

 

Não só a estante e o contexto do canto do corredor, mas também o meu quarto de dormir e o quartinho de brinquedo foram lugares da casa onde mais passava tempo e acredito que seja por isso que os recordo com mais intensidade. Por que não me debruçar sobre as lembranças do quarto de meus pais? Ou da sala de estar? Da cozinha? Da varanda? Ou da casa como um todo? Eu poderia, mas quero aqui enfatizar minhas memórias mais detalhadas. Essa série consiste em dois trabalhos, dois livros-objetos que representam de forma semelhante a estante. Intitulados "A estante de madeira I" e "A estante de madeira II", ambos parecem miniaturas da estante, a estrutura é toda feita em madeira com gavetas, portas e prateleiras, fazendo relações com a memória.

Texto retirado da Dissertação "Memórias de Infância: pesquisa poética em artes visuais", pág 75. Autora Aline Arend.

bottom of page