top of page

Museu Imaginário

Aline Arend

Livro de artista

Dimensões: 4cm x 40cm x 17cm

Ano: 2014

Acervo da artista. Não disponível.

Museu imaginário, 2014. Livro-objeto. Acrílico sobre madeira (MDF), gravura em metal, metal (matriz), papéis de carta, impressão sobre papel e objetos. 4cm x 40cm x 17cm.

Fonte: Acervo da artista. Fotografia: Aline Arend e Vicente Lih.

O livro-objeto "Museu imaginário" foi desenvolvido com o intuito de, simultaneamente, mostrar aspectos importantes da minha constituição identitária profissional e apontar elos com a pesquisa sobre reelaborações de memórias de infância.

 

O livro não tem uma sequencialidade, nem tampouco pode ser folheado como um livro convencional. Ele é formado por oito pequenas caixas de madeira que se abrem com uma tampa de puxar, remetendo aos antigos estojos escolares ou mesmo às caixas de jogos. O livro ou a caixa em si representam um arquivo com a função de guardar algo, neste caso, objetos pessoais e memórias que me constituem enquanto sujeito e constituem o trabalho poético. As oito caixas unem-se formando uma única caixa em forma retangular. São quatro caixas na parte inferior e quatro na parte superior, fixadas em um dos lados por dobradiças feitas de papel e tecido, possibilitando a mobilidade entre elas. Dentro de cada caixa encontram-se objetos pessoais, como papéis de carta, pequenas esculturas de ferro, fotografias, gravuras e matrizes de metal. Cada objeto tem um significado próprio e representam diferentes momentos da minha vida.

Texto retirado da Dissertação "Memórias de Infância: pesquisa poética em artes visuais", pág 61. Autora Aline Arend.

bottom of page