top of page

Fetiche & Afeto: Elaborações artísticas em torno da boneca

Exposição Coletiva

Ano: 2018

Local: Galeria Hipotética | Porto Alegre | RS | Brasil

Com temática recorrente na história da arte, mostra é breve recorte da representação da boneca na arte contemporânea produzida no Rio Grande do Sul

A exposição coletiva reúne obras de artistas que vêm trabalhando com a temática da boneca. Fazem parte da mostra Aline Arend, Ana Cândida Sommer, Antonio Vasques, Bruna Müller, Cláu Paranhos, Guilherme Castro, Jaqueline Buchabqui e Mariana Pellegrini.

Tema recorrente na história da arte ao longo dos séculos, essa mostra é um breve recorte da representação da figura da boneca na arte contemporânea produzida no Rio Grande do Sul. Os artistas se utilizam de diferentes técnicas – desenho, pintura, fotografia, escultura, gravura, serigrafia e vídeo – para, por meio da figura da boneca, trazer à tona tanto os universos da infância, do lúdico, da brincadeira e do sonho quanto questões contemporâneas como a representação da mulher e do corpo feminino na arte e na cultura visual em geral.

De objeto mágico a peça de colecionador, a boneca faz parte da trajetória humana desde tempos remotos, e é parte da cultura material desde egípcios, gregos e romanos, sem falar na forte presença da boneca na cultura oriental.

Boneca de papel. Boneca de pano. Boneca de gesso. Boneca quebrada. Boneca customizada. Cospley de boneca. Muitas são as bonecas hoje, muitas são suas formas. Assim como são múltiplos os estilos, as belezas e as personalidades. Se a boneca é um meio de projetar e lidar com a própria identidade, então é por meio dela e da sua representação que os artistas reunidos nesta exposição fazem seus próprios comentários em relação a esse objeto há muito fonte de admiração e de afeto.

bottom of page