Série Vestidos de papel
Aline Arend
Objeto-arte / Roupa-objeto
Colagem, pintura acrílica e dobradura sobre papel
Dimensões: 60cm x 40cm x 25cm (cada).
Ano: 2009
Acervo da artista. Não disponível para venda.
Fotografia: Aline Arend.
Um dos primeiros trabalhos que realizei, na Graduação em artes visuais, foi a série denominada "Vestidos de papel", onde a intenção foi recordar vestígios de determinadas lembranças da infância, neste caso, dos vestidos que minha mãe fazia para mim e minha irmã quando éramos crianças.
Importantes referências de minha construção poética neste período: A artista belga Isabelle de Borchgrave, o artista brasileiro Jum Nakao, a artista Jennifer Collier e Shelly Goldsmith.
O vestido foi uma referência marcante no meu trabalho. Ele tem forte ligação com minha infância e consequentemente com o ambiente, costumes e com o contexto em que me inseria. Portanto, ao recordarmos os momentos e referências da infância, não se trata apenas de recuperar o passado vivido de modo individual, mas de reconstruir e reviver, no presente, toda a simbologia coletiva que essas imagens representam de maneira cultural, temporal, econômica e espacial.
Texto retirado da Dissertação "Memórias de Infância: pesquisa poética em artes visuais", pág 17 e 18. Autora Aline Arend.