Série As nuvens brancas num céu rosado
Aline Arend
"O guarda-roupa"
"A sapateira"
Livros-objetos
Madeira (MDF), gravura em metal e objetos
Ano: 2015
O guarda-roupa - Série As nuvens brancas num céu rosado, 2015. Livroobjeto. Madeira (MDF), gravura em metal e objetos. 13,5cm x 31cm x 34,5cm.
Acervo da artista. Fotografia: Aline Arend e Vicente Lih.
A sapateira - Série As nuvens brancas num céu rosado, 2015. Livro-objeto. Madeira (MDF), gravura em metal e objetos. 15cm x 14cm x 22cm. Acervo da artista.
Fotografia: Aline Arend e Vicente Lih.
Série "As nuvens brancas num céu rosado"
Esta série constitui-se em dois livros-objetos. Ambos foram elaborados a partir dos móveis do meu quarto de infância. O nome da série é referente ao tecido do conjunto de lençóis e cortina que havia no quarto, uma estampa com fundo rosa e nuvens brancas. Estes livros-objeto partem de uma desconstrução da memória, onde busquei remontar tanto o que lembro, como também o que quero que os outros vejam, ou seja, desconstruo e reconstruo o que recordo.
O livro-objeto intitulado "O guarda-roupa" mantém características próximas ao que lembro do quarto; é quase como uma miniatura, contém três portas e é feito de madeira. Ao manuseá-lo abrindo as portas, encontram-se objetos e gravuras de bibelôs que guardo até hoje, como também gravuras feitas a partir das imagens recordadas.
O outro livro-objeto chama-se "A sapateira", este remete a um pequeno móvel com apenas uma gaveta e uma porta. Na porta guardava calçados e na gaveta objetos pessoais como: escova de cabelo, um pequeno espelho de mão, desenhos e fotografias. Sobre a sapateira dispunha um pequeno lenço de crochê, e sobre ele alguns bibelôs e um porta retrato com uma fotografia de quando era pequena.
Texto retirado da Dissertação "Memórias de Infância: pesquisa poética em artes visuais", pág 66. Autora Aline Arend.