Álbum de Memórias
Aline Arend
Livro de artista
Técnica: Gravura em metal, água forte, encadernação manual.
Dimensões: 39,5cm x 24,5cm x 2cm
Ano: 2015
Acervo da artista. Não disponível.
Fotografia: Aline Arend e Vicente Lih.
Álbum de memórias trata-se de um livro de artista com a forma de um álbum de fotografias, ou seja, mantém a forma de um livro tipo códex, podendo ser aberto e folheado. O livro em formato códice (códex) é, em geral, compreendido como um conjunto de folhas unidas ou encadernadas por uma de suas bordas e protegido por capas. Keith Smith (2004) colocam que o códex é um dos quatro tipos de construções-livro, sendo os demais: o leque (fan), o livro em dobra oriental (oriental fold book) e o perciana (Venetian blind). Além desses formatos, há dezenas de desdobramentos e outros formatos a eles associados (SOUSA, 2009, p.67).
Neste trabalho, busquei incorporar a forma de um antigo álbum de minha família. Para tanto, selecionei fotos de minha infância, que não são datadas e não seguem uma linearidade dos acontecimentos. Nelas apresento recortes e fragmentos de minha vida, entre aproximadamente três e treze anos de idade. Escolhi imagens de fotografias (analógicas), guardadas nos álbuns de minha família, que foram fotografadas dentro e nos arredores da minha casa-natal. As fotos são significativas, pois me remetem a momentos com minha irmã Laís, com amigos nas comemorações de aniversário, havendo outras que mostram o entorno do lugar onde morava, os pátios e áreas verdes perto da casa e das casas vizinhas. Essas fotos foram escolhidas por se tratarem de momentos cuja lembrança é mantida até hoje, mostram a realidade em que vivi e da qual recordo-me detalhadamente.
Texto retirado da Dissertação "Memórias de Infância: pesquisa poética em artes visuais", pág 31 e 32. Autora Aline Arend.